Nos meses quentes de verão é mais comum
Vírus, bactérias e parasitas são os principais responsáveis pela gastroenterite, infeção do aparelho digestivo cujos incómodos sintomas podem quebrar a tranquilidade das férias.
Os meses quentes de verão, seja pelas temperaturas elevadas, refeições fora de casa ou viagens ao estrangeiro são propícios a este tipo de problema, em adultos e crianças.
Para que passe este verão sem imprevistos, identifique os riscos e siga as recomendações que reunimos para si e para a sua família.
Gastroenterite: principais causas
Segundo o relatório da OMS relativo ao período entre 2007 e 2015, citado pelo Instituto Ricardo Jorge, os norovírus são os principais responsáveis por doenças diarreicas, contabilizando 15 milhões de casos na Europa.
São microrganismos altamente contagiosos e transmitem-se via oral e fecal, através de água e superfícies contaminadas ou alimentos contaminados ou mal cozinhados.
Além dos vírus, a lista das causas de gastroenterite inclui as bactérias, como a Salmonella e E. coli, transmitidas pelo consumo de água e alimentos contaminados (ou cuja preparação e/ou conservação é insuficiente) e pelo contacto com a pessoa infetada.
E por último, os parasitas intestinais, mais comuns na infância, sobretudo em ambiente escolar (creche).
Dica
Os doces ou salgados vendidos nas praias ou na rua são desaconselhados, pois além de favorecerem a desidratação podem não estar conservados nas melhores condições.
Explore mais sobre Saúde e Medicina e leia todos os nossos artigos aqui, no Mais Médis.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.