
Quem nunca sentiu uma dor nas costas? Se nunca lhe aconteceu, é bastante provável que venha a acontecer em algum momento da sua vida. Estima-se que 72,4% dos portugueses sofrem ou já sofreram de dor nas costas. A culpa é dos esforços em excesso, da falta de exercício, da má postura ou simplesmente da idade.
A dor nas costas é uma das razões mais frequentes pelas quais as pessoas consultam um médico ou faltam ao trabalho. É, também, a maior causa de incapacidade a nível mundial. Depois de sentir uma vez dor nas costas, é dez vezes mais provável que a volte a sentir do que alguém que nunca teve.
A dor de costas mais comum é a da região lombar. Em Portugal, as lombalgias representam cerca de 70% das queixas de dor nas costas. As lombalgias são dores no fundo das costas que podem irradiar para as coxas. Calcula-se que cerca de dois terços das pessoas em idade adulta venham a sentir dor nesta região do corpo.
Mais ou menos incapacitante, esta é uma dor que causa um desconforto que pode durar alguns dias ou até alguns meses. No entanto, raramente as causas são sérias e podem ser resolvidas com medidas simples.
Fontes utilizadas:
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.