Escolher entre lentes de contacto e óculos, tendo em conta correções a nível da visão, depende de vários fatores. Entre eles estão, não só as questões técnicas do próprio tratamento ocular, mas também as preferências pessoais que incluem estilo de vida, conforto e estética, assim como o orçamento disponível.
Para o ajudar a fazer esta escolha, deixamos uma breve apresentação do seu perfil, assim como as vantagens e desvantagens de cada opção. Além disso, saiba com que periodicidade deve ir ao oftalmologista, para assim melhorar ou manter a saúde dos seus olhos.
Quando ir ao oftalmologista?
Marcar com regularidade uma ida ao oftalmologista é uma das melhores formas de prevenir problemas oculares. De acordo com a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, deve fazer-se um acompanhamento oftalmológico de acordo com a idade.
Os primeiros exames devem ser realizados nos primeiros dias de vida, sendo que alguns especialistas recomendam revisões aos seis meses e antes dos 2 anos. Em idades inferiores aos 20 anos, e principalmente antes da idade escolar, é essencial a realização de uma avaliação ocular para despistar qualquer patologia e, assim, se necessário, iniciar a terapêutica o mais rápido possível.
Aos adultos saudáveis, e no caso de não existir sintomas que indiquem algum problema com a visão, recomenda-se a realização de, pelo menos, um exame oftalmológico entre os 20 e os 40 anos. Às pessoas de raça negra, mais propensas a glaucoma, recomenda-se a realização de um exame para despistar essa patologia a cada quatro anos.
Também aos diabéticos ou portadores de doenças que sejam um fator de risco ocular se recomenda um maior cuidado, sendo aconselhada a realização de um exame a cada ano. Já os maiores de 40 anos devem ir ao oftalmologista de dois em dois anos.
Os produtos indicados no artigo poderão não estar cobertos pelo seguro de saúde, assim deverá ver as condições do seu contrato.
Fontes utilizadas:
WebMD.com | AllAboutVision.com | AllAboutVision.com
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.