Controlar a diabetes significa manter os níveis de glicose no sangue dentro dos valores definidos pelo endocrinologista. Assim, medir a glicemia é muito importante, pois permite avaliar o equilíbrio da diabetes e tomar medidas caso seja necessário. O médico irá aconselhar o doente em relação aos momentos e à frequência com que deverá medir o valor de açúcar no sangue.
É fundamental ter um aparelho para medir a glicose no sangue, para saber identificar a hipoglicemia que ocorre quando a quantidade de açúcar no sangue está muito baixa e também a hiperglicemia, quando o açúcar está muito alto.
Para medir a glicose no sangue, pode-se usar um glicosímetro, um pequeno aparelho que indica a quantidade de açúcar no sangue naquele exato momento. Para tal, o diabético deve retirar uma gota de sangue com a agulha do picador (aparelho semelhante a uma caneta), molhar a tira medidora de glicose nessa gota de sangue, introduzir a parte respetiva no leitor e verificar o resultado que aparece na tela.
Existe também uma solução para medir a glicemia que dispensa as picadas nos dedos. Trata-se do sistema de monitorização contínua da glicose (MCG), um dispositivo constituído por um sensor redondo descartável (deve ser mudado a cada 14 dias) que é instalado na parte de trás do braço e que faz a medição dos níveis de glicose de forma automática. Os dados recolhidos pelo sensor são interpretados por um leitor dos níveis de glicose.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.