Dia da Incontinência Urinária
(14 março)
Definida pela Associação Portuguesa de Urologia como “uma situação patológica que resulta da incapacidade em armazenar e controlar a saída da urina”, a incontinência urinária afeta 1 em cada 5 portugueses com mais de 40 anos, sendo que apenas 10% recorre ao médico.
Para sensibilizar a população para esta patologia, que atinge principalmente mulheres, comemora-se o Dia da Incontinência Urinária. Entre os objetivos está o alerta para os impactos negativos na qualidade de vida, pessoal e profissional, assim como a identificação dos sintomas, os tratamentos associados e as formas de a prevenção.
Prevenir a incontinência urinária
Ainda que nem sempre seja possível prevenir a incontinência urinária, existem algumas estratégias que diminuem o risco de incidência.
Assim, recomenda-se uma dieta equilibrada e saudável, evitando alimentos que promovem a irritação da bexiga, principalmente os mais ácidos.
Por outro lado, recomenda-se a ingestão de fibras que previnem a obstipação, uma das causas de incontinência urinária.
Em relação aos hábitos de vida, recomenda-se a moderação do consumo de cafeína e bebidas alcoólicas, sendo o tabagismo altamente prejudicial.
Alguns estudos referem ainda a importância da criação de uma rotina de realização regular de atividades física como os exercícios de Kegel que trabalham o pavimento pélvico.
Fontes utilizadas:
APUrologia.pt | MayoClinic.org | WebMD.com | NCBI.nlm.nih.gov
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.