“Tempo é cérebro!”
Certamente já ouviu esta expressão vezes sem conta e talvez não lhe tenha dado a devida importância. Dê desta vez!
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a principal causa de morte e incapacidade em Portugal. A cada hora, três portugueses sofrem um AVC; um deles não sobreviverá a este evento, um ficará com sequelas graves e o outro sobreviverá sem sequelas ou com sequelas menores. Estes números refletem não só a gravidade desta patologia, mas também o enorme impacto socioeconómico.
O AVC é uma doença de início súbito caracterizada pela interrupção do fornecimento de sangue ao cérebro, que pode ser causado por bloqueio ou rompimento de uma artéria. Esta patologia pode classificar-se de duas formas: AVC Isquémico, se existir bloqueio de uma artéria cerebral, ou AVC hemorrágico, tipo menos frequente, se existir rompimento da artéria com derrame de sangue no tecido cerebral.
Cada área do cérebro é responsável por determinadas funções específicas. Assim, dependendo da área que é afetada, os sintomas de AVC serão diferentes. De uma forma geral, e mais frequente, os sintomas que são mais importantes e que todos devemos conhecer são: Desvio da Face (“Boca ao lado”), Dificuldade em Falar e falta de Força num braço ou perna. Estes são os sinais, conhecidos como 3 F´s, que devem levar qualquer pessoa a suspeitar que possa estar perante um caso de AVC.
Não se esqueça, “Tempo é cérebro!”
A melhor forma de evitar o aparecimento desta patologia é a prevenção. Dê uma oportunidade à (sua) vida.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.