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COVID-19: a importância de prevenir, esclarecer e apoiar

Atualizado a 13 março 2020

A doença provocada pelo COVID-19 foi considerada pandemia pela Organização Mundial de Saúde e colocou-nos, enquanto sociedade, em estado de alerta. A informação é muita, mas nem sempre legítima, trazendo mais dúvidas do que certezas.

Na Médis, acreditamos que o acesso à informação mais rigorosa e ao apoio permanente de profissionais de saúde é fundamental.

É um dever de todos conhecer e colaborar nas medidas definidas para o controlo desta doença. Saiba como podemos ajudá-lo.

COMO PODE A MÉDIS AJUDAR?

Se apresentar sintomas de doença por COVID-19, deve contactar a linha SNS 24 através do número 808 24 24 24.

Na eventualidade de a linha estar indisponível, a Médis tem à sua disposição uma linha de atendimento especializado, através do número 218 45 88 88, composta por enfermeiros experientes que esclarecem as suas dúvidas e recomendam os cuidados de saúde mais adequados.

De igual forma, a Médis comparticipa o exame de diagnóstico para os clientes com cobertura de ambulatório, mediante prescrição médica e sem qualquer custo a cargo do cliente.

Por orientação da Direção-Geral de Saúde, os casos diagnosticados terão de ser sempre sinalizados e encaminhados para os serviços especializados do Serviço Nacional de Saúde.

Conheça aqui a informação adicional da APS (Associação Portuguesa de Seguradores).

COMO PREVENIR O COVID-19?

De acordo com a Direção-Geral da Saúde, manifesta-se tipicamente através de três sintomas principais – febre (acima de 37,5°C), tosse e dificuldade respiratória – e representa um risco acrescido para idosos e pessoas com doenças crónicas como a diabetes, doenças pulmonares e doenças cardíacas. Em certos casos, pode evoluir para um quadro grave de pneumonia que pode inclusive ser fatal, mas na maioria das situações a recuperação é feita sem deixar sequelas.

Existem três grandes medidas de proteção individual que pode e deve aplicar de modo a minimizar as possibilidades de contágio do COVID-19:

Uma medida de prevenção muito utilizada é a máscara de proteção. Convém esclarecer, no entanto, que esta máscara encontra-se indicada apenas para suspeitos de infeção ou pessoas que prestem cuidados a suspeitos de infeção. Não é, por isso, recomendado o seu uso entre pessoas que não apresentem os sintomas associados ao COVID-19, tendo em conta que até poderão aumentar o risco de infeção, caso estejam mal colocadas ou higienizadas.

Perguntas frequentes
  • Sabendo que existe indicação para restringir a ida aos serviços públicos de saúde, posso recorrer ao serviço privado?

    O Serviço Nacional de Saúde é a entidade responsável pelo encaminhamento, acompanhamento e tratamento de todos os casos de COVID-19 identificados.

  • Estou em isolamento social e apresento sintomas de COVID-19. O que devo fazer?

    Se tem sintomas da doença, deve contactar a linha SNS 24, através do número 808 24 24 24.

    Se a linha estiver indisponível, a equipa de enfermeiros da Linha Médis está disponível, através do número 218 458 888, para esclarecer as suas dúvidas e recomendar os cuidados de saúde mais adequados.

  • A Médis comparticipa exames complementares de diagnóstico para despiste do COVID-19?

    A Médis disponibiliza uma rede de laboratórios onde pode realizar, caso tenha indicação clinica, o teste diagnóstico COVID-19 a preços mais reduzidos.

  • Quais os prestadores da Rede Médis onde é possível realizar o exame de diagnóstico do COVID-19?

    Poderá realizar o exame de diagnóstico do COVID-19 nos prestadores x, y e z, deslocando-se aos respetivos postos de colheita, conforme indicado no Guia Médis ou nos sites de cada um dos prestadores: x, y e z.

  • Se o diagnóstico for positivo para o COVID-19, a Médis comparticipa o internamento?

    Em caso de diagnóstico positivo para o COVID-19, a coordenação dos acessos ao internamento é da responsabilidade da DGS.

    Os internamentos que estejam relacionados diretamente com o COVID-19 não serão comparticipados, uma vez que as epidemias são uma exclusão do seguro de saúde. O Serviço Nacional de Saúde é a entidade responsável pelo encaminhamento, acompanhamento e tratamento de todos os casos de COVID-19 identificados.

    Todas as restantes despesas de saúde não relacionadas com o COVID-19 estão cobertas, de acordo com as condições do seu seguro de saúde.

  • Tenho consultas e exames marcados para este período de isolamento, o que devo fazer?

    Na sequência da evolução da pandemia COVID-19, alguns dos médicos e unidades de saúde da Rede Médis suspenderam temporariamente a sua atividade.

    Assim, aconselhamos que telefone para o médico ou unidade de saúde e confirme se as marcações se mantêm, evitando deslocações desnecessárias.

  • Posso ser reembolsado se fizer o teste do COVID-19?

    Sim, comparticipamos o exame de diagnóstico para os clientes com cobertura de assistência ambulatória, mediante prescrição médica e sem qualquer custo a cargo do cliente.

    Brevemente iremos partilhar uma lista de unidades de saúde onde pode fazer os testes. Entretanto, deve enviar o recibo do teste através da área de cliente ou app Médis para o reembolso total da despesa.

    Alertamos que é necessário ter uma prescrição médica pois os testes são um recurso limitado, logo, é nosso dever promover uma utilização responsável dos mesmos e garantir que chegam a quem efetivamente precisa.

  • Se estiver em contacto com alguém com suspeita de COVID-19, devo fazer logo um teste?

    Não, apenas deve fazer o teste por indicação médica.

    Se não apresentar sintomas e fizer logo o teste a probabilidade do resultado ser um falso negativo é elevada. Assim, as indicações do Serviço Nacional de Saúde são que deve evitar estar próximo de pessoas durante 14 dias e medir a temperatura 2 vezes por dia.

    Se apresentar sintomas da doença como febre contínua (sem reação à medicação) ou dores de cabeça e tosse, deve contactar a linha SNS 24, através do número 808 24 24 24.

    Se a linha estiver indisponível, contacte a equipa de enfermeiros da Linha Médis, através do número 218 458 888, para esclarecer as suas dúvidas e recomendar os cuidados de saúde mais adequados.

  • Posso pedir um médico ao domicílio se tiver sintomas do COVID-19?

    Não, se tem sintomas do COVID-19 deve contactar a linha SNS 24, através do número 808 24 24 24. Mas pode pedir um médico ao domicílio para outras situações de doença que necessitar.

  • Como posso contactar a Médis neste período de isolamento social?

    Utilize a Linha Médis através do número 218 458 888 ou através do formulário de contacto. Para a gestão do seu seguro utilize as funcionalidades existentes no site ou através da app Médis.

    Seguindo as medidas extraordinárias de contenção e mitigação do COVID-19, suspendemos o atendimento pessoal no nosso edifício.

Perguntas frequentes

COVID-19: A Médis ajuda
  • A Médis comparticipa exames complementares de diagnóstico para despiste do COVID-19?

    A Médis comparticipa o exame de diagnóstico para os clientes com cobertura de ambulatório, mediante prescrição médica, e sem qualquer custo a cargo do cliente. O teste pode ser feito nos seguintes laboratórios: Joaquim Chaves, Synlab, Germano de Sousa, Unilabs.

    O teste é realizado com agendamento, não se desloque sem marcação prévia. Ligue para a Linha Médis que encaminhará para o médico online para a prescrição do teste ou poderá aceder ao Médico Online através da app Médis.

  • Se o diagnóstico for positivo para o COVID-19, a Médis comparticipa os cuidados de saúde necessários?

    Em caso de diagnóstico positivo para o COVID-19, a coordenação dos acessos ao internamento é da responsabilidade da DGS.

    Os internamentos que estejam relacionados diretamente com o COVID-19 não serão comparticipados, uma vez que as epidemias são uma exclusão do seguro de saúde. O Serviço Nacional de Saúde é a entidade responsável pelo encaminhamento, acompanhamento e tratamento de todos os casos de COVID-19 identificados.

    Todas as restantes despesas de saúde não relacionadas com o COVID-19 estão cobertas, de acordo com as condições do seu seguro de saúde.

  • Posso ser reembolsado se fizer o teste do COVID-19?

    A Médis comparticipa o teste do COVID 19, disponibilizando uma rede de laboratórios (Joaquim Chaves, Synlab, Germano, Unilabs).

    O teste é realizado com agendamento, não se desloque sem marcação prévia. Ligue para a Linha Médis que encaminhará para o médico online para a prescrição do teste ou poderá aceder ao Médico Online através da app Médis.

  • Posso pedir um médico ao domicílio se tiver sintomas do COVID-19?

    Não, se tem sintomas do COVID-19 deve contactar a linha SNS 24, através do número 808 24 24 24. Mas pode pedir um médico ao domicílio para outras situações de doença que necessitar.

  • Como posso contactar a Médis neste período de isolamento social?

    Utilize a Linha Médis através do número 218 458 888 ou através do formulário de contacto. Para a gestão do seu seguro utilize as funcionalidades existentes no site ou através da app Médis.

    Seguindo as medidas extraordinárias de contenção e mitigação do COVID-19, suspendemos o atendimento pessoal no nosso edifício.

  • Tenho franquia no meu seguro na cobertura de ambulatório, o valor do exame vai à franquia?

    A Médis não vai aplicar franquia para o exame de despiste do Covid-19 em nenhum dos seguros Médis com franquia nas Condições Particulares.

  • A prescrição médica para este teste pode ser passada pelo Médico Online?

    Sim. O exame deverá obrigatoriamente ser prescrito por um médico, independentemente da plataforma utilizada para realizar a consulta.


    Pode aceder ao Médico Online através da app Médis.

  • No meu seguro tenho assistência médica ao domicílio, como fisioterapia e enfermagem, posso acionar a mesma?

    Sim, a assistência médica em casa mantém-se ativa, mas poderá ter um tempo de espera mais elevado. Ainda assim, os casos de pacientes com sintomas associáveis ao vírus COVID-19 não são elegíveis para assistência médica em casa, para proteção dos profissionais de saúde.

  • A cobertura de 2.ª opinião ou confirmação de diagnóstico poderá ser utilizada em casos de patologia associada ao COVID-19?

    Não. As doenças infetocontagiosas resultantes de uma epidemia declarada pelas autoridades de saúde são uma exclusão geral do seguro Médis. Por isso mesmo, não estão cobertas no âmbito da cobertura de 2ª opinião médica.

  • Estou em período de carência. A Médis paga o teste do COVID-19?

    Não. Mas damos acesso a preços mais reduzidos se for aos seguintes laboratórios: Unilabs, Joaquim Chaves, Synlab e Germano de Sousa. Mas antes de ir fazer o teste tem que contactar o laboratório.

  • Já não tenho valor para gastar no capital de assistência ambulatório. A Médis paga o teste do COVID-19?

    Não. Mas damos acesso a preços mais reduzidos se for aos seguintes laboratórios: Unilabs, Joaquim Chaves, Synlab e Germano de Sousa. Mas antes de ir fazer o teste tem que contactar o laboratório.

  • Tenho um seguro de reembolso ou seja costumo enviar as despesas para a Médis pagar. Como faço com o valor do teste COVID-19?

    A Médis comparticipa o teste do COVID 19 a 100% disponibilizando uma rede de laboratórios (Joaquim Chaves, Synlab, Germano de Sousa, Unilabs), assim deverá enviar o respetivo recibo e prescrição.

COVID-19: o que fazer
  • Se estiver em contacto com alguém com suspeita de COVID-19, devo fazer logo um teste?

    Não, apenas deve fazer o teste por indicação médica.

    Se não apresentar sintomas e fizer logo o teste a probabilidade do resultado ser um falso negativo é elevada. Assim, as indicações do Serviço Nacional de Saúde são que deve evitar estar próximo de pessoas durante 14 dias e medir a temperatura 2 vezes por dia.

    Se apresentar sintomas da doença como febre contínua (sem reação à medicação) ou dores de cabeça e tosse, deve contactar a linha SNS 24, através do número 808 24 24 24.

    Se a linha estiver indisponível, contacte a equipa de enfermeiros da Linha Médis, através do número 218 458 888, para esclarecer as suas dúvidas e recomendar os cuidados de saúde mais adequados.

  • Estou em isolamento social e apresento sintomas de COVID-19. O que devo fazer?

    Se tem sintomas da doença, deve contactar a linha SNS 24, através do número 808 24 24 24.

    Se a linha estiver indisponível, a equipa de enfermeiros da Linha Médis está disponível, através do número 218 458 888, para esclarecer as suas dúvidas e recomendar os cuidados de saúde mais adequados.

  • Sabendo que existe indicação para restringir a ida aos serviços públicos de saúde, posso recorrer ao serviço privado?

    O Serviço Nacional de Saúde é a entidade responsável pelo encaminhamento, acompanhamento e tratamento de todos os casos de COVID-19 identificados.

  • Tenho consultas e exames marcados para este período de isolamento, o que devo fazer?

    Na sequência da evolução da pandemia COVID-19, alguns dos médicos e unidades de saúde da Rede Médis suspenderam temporariamente a sua atividade.

    Assim, aconselhamos que telefone para o médico ou unidade de saúde e confirme se as marcações se mantêm, evitando deslocações desnecessárias.

  • As cirurgias e tratamentos estão a ser adiados pelos hospitais e consultórios mas já tenho pré autorizações, o que devo fazer?

    Os prestadores de saúde estão a avisar cada cliente, individualmente, de acordo com o seu caso. São constrangimentos que derivam diretamente de um cenário clínico que evolui a cada hora e a Médis não tem possibilidade de intervenção.


    Dado o carácter de exceção, os termos de responsabilidade permanecerão válidos e poderão ser utilizados mais tarde, após se restabelecer a normalidade, desde que o seguro se mantenha ativo.

  • Como posso fazer o teste do COVID 19?

    Ligue para a Linha Médis que encaminhará para o médico online para prescrição ou poderá aceder ao Médico Online através da app Médis para obter a prescrição.

    A Médis comparticipa o teste do COVID 19, disponibilizando uma rede de laboratórios (Joaquim Chaves, Synlab, Germano, Unilabs). O teste é realizado com agendamento, não se desloque sem marcação prévia.

  • Posso fazer o teste em qualquer dos pontos recolha dos 4 laboratórios indicados?

    Não, tem que telefonar primeiro para os laboratórios para marcar o teste e nessa altura informam onde é que tem de se dirigir.

  • Posso fazer mais de que uma vez o teste do COVID-19?

    Os testes são um recurso limitado. Logo, é nosso dever promover uma utilização responsável dos mesmos e garantir que chegam a quem efetivamente precisa. Assim é necessário ter uma prescrição médica prescrita pelo Médico Online.

  • Infografia COVID-19: a importância de prevenir, esclarecer e apoiar

    Consulte a infografia COVID-19

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  • Infografia COVID-19: a importância de prevenir, esclarecer e apoiar

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  • COVID 19 Infographic The Importance Of Preventing, Informing And Supporting

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