Dia Europeu do Antibiótico
Os antibióticos são um grupo de medicamentos usado para tratar infeções causadas por bactérias, não sendo eficazes no tratamento de infeções virais, como por exemplo a vulgar gripe.
Foi em 1928 que o jovem médico Alexander Fleming descobriu por acidente o primeiro antibiótico, a penicilina. Foi provavelmente a descoberta mais marcante da medicina. Pela primeira vez fomos capazes de vencer a “luta” contra bactérias causadoras de infeções, que eram na época a principal causa de morte.
Dica
Existem algumas atitudes simples que devemos respeitar para tentar evitar que este problema de saúde pública continue a tomar esta dimensão:
- Não utilize antibióticos sem serem prescritos pelo seu médico e apenas para infeções bacterianas.
- Respeite a duração do tratamento e não páre de tomar mesmo que se sinta melhor.
- Não tome antibióticos que restaram de tratamentos prévios.
- Não guarde sobras de antibióticos em casa. Se sobrar entregue na farmácia.
- Não se sinta mal tratado se o seu médico não prescrever antibióticos. Eles não tratam tudo, apenas infeções bacterianas. Não se esqueça que as infeções virais não cedem ao tratamento antibiótico e que se os tomarmos só aumentamos as resistências.
Ironia do destino, se achávamos que tínhamos descoberto a solução das infeções bacterianas, agora, pelo nosso próprio erro, estamos a chegar à era pós-antibiótico e praticamente já não temos antibióticos adequados para as tratar.
Com o Seguro de Saúde Médis, pode contar com a ajuda de médicos especializados que lhe indicam as melhores soluções.
Gostou deste artigo? Saiba mais sobre Saúde e Medicina.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.