Gravidez: 5ª semana | 2º mês | 1º trimestre
Com a 1ª falha da menstruação é natural que corra a fazer um teste de gravidez e terá a feliz notícia de estar à espera de um bebé.
Então temos de começar pelo que se impõe: parabéns aos pais!
Agora, a parte prática. Se ainda não escolheu o ginecologista-obstetra que irá acompanhar a sua gravidez, chegou o momento de o fazer. Marcar a primeira consulta é o próximo passo para que, em conjunto com o especialista, possam esclarecer dúvidas e programar as próximas etapas. É ele que irá estabelecer o calendário de consultas, determinar os exames complementares de diagnóstico necessários tendo em conta o seu historial clínico e também o do pai do bebé. No Guia Médis podem encontrar diversos ginecologistas-obstetras, nas várias regiões do país.
Na 5ª semana também é natural que alguns dos sintomas da gravidez se tornem mais evidentes e persistentes, como o olfato apurado, o cansaço e o sono, a sensibilidade nos seios e o inchaço no abdómen, já para não falar dos incomodativos enjoos.
Sentirá, certamente, curiosidade em saber como está o seu bebé. Bem, por esta altura, ainda é um embrião, já implantado no interior do útero, e mede entre 2 e 3 mm. Já possui ectoderme, mesoderme e endoderme – os nomes científicos das três camadas que vão dar origem aos órgãos e tecidos – e tem a coluna vertebral delineada, ainda que com um traço muito rudimentar. O sistema nervoso começa a ganhar contornos e surgem os rudimentos dos olhos.
Muita informação para a mãe e para o pai? Calma, o médico pode explicar tudo em detalhe.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.