O refluxo gastroesofágico é definido como a passagem involuntária do conteúdo gástrico para o esófago. É um processo fisiológico comum e transitório em bebés e crianças, ainda assim, além de desconfortável, quando muito frequente e intenso, pode ser sinónimo de dificuldades na alimentação e perda de peso. Sobretudo quando se prolonga depois de a criança completar 18 meses.
Saiba como defender o seu filho desta síndrome e conheça algumas estratégias que podem diminuir ou mesmo eliminar este problema.
Tratamento
Caso o RG se mantenha e as alterações alimentares e estratégias associadas não resolverem a situação, pode tentar-se uma abordagem à base de fármacos. Os mais comuns são os que suprimem a produção de ácido clorídrico, assim como os que neutralizam os seus efeitos.
Existem ainda medicamentos que ajudam a regularizar a dinâmica do sistema digestivo. Se estas abordagens não forem bem-sucedidas, pode ser necessário a realização de uma cirurgia que ajude a estreitar a junção entre o esófago e o estômago, diminuindo assim a possibilidade de refluxo.
Fontes utilizadas:
MayoClinic.org | MSDManuals.com | MayoClinic.org | WebMD.com
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.