Como lidar com as dores pós-parto
As primeiras semanas após o nascimento do bebé não são fáceis. Trata-se de um período de habituação, especialmente para a mãe, que tem de lidar também com as alterações físicas.
O útero vai voltar ao tamanho original através das chamadas contrações pós-parto. Estas contrações provocam dores intensas, sobretudo nos primeiros dois dias, e podem prolongar-se até uma semana após o parto.
No caso de o parto ter sido por cesariana, é normal que a mãe sinta um agravamento deste cenário. Isto porque a incisão cirúrgica, agrava as dores provocadas pelas contrações pós-parto. O corte da cirurgia deve cicatrizar em cerca de 6 semanas.
As dores na região perineal podem também causar desconforto, especialmente enquanto caminha ou quando se senta. A intensidade e a duração destas dores variam de acordo com os traumatismos resultantes do parto. É importante repousar, evitando esforços, levantar-se sem movimentos bruscos, beber muita água e apoiar a sutura sempre que tossir ou espirrar, de modo a aliviar o esforço.
O exercício físico é importante e recomenda-se ainda que a mãe durma com as pernas elevadas por uma almofada e molhe diariamente as pernas e os pés com água fria.