Embora existam várias tipologias, a mais frequente é a otite média aguda. Esta é uma das infeções mais comuns em crianças em idade escolar. Por norma, têm maior incidência nas estações frias e podem ser consequência de uma constipação prévia.
Para saber mais sobre este tipo de infeções, damos a conhecer que tipos de otites se conhecem, as suas principais causas, fatores de risco e sintomas, assim como estratégias para as prevenir.
O QUE É UMA OTITE?
É um processo inflamatório/infecioso do ouvido, caracterizado por dor, irritabilidade, por vezes febre e secreções que podem também estar presentes no nariz.
PREVENÇÃO DE OTITES
Existem algumas estratégias que podem ajudar a reduzir o risco do aparecimento de otites. Essa prevenção é multidisciplinar e implica, por exemplo, ensinar as crianças a fazer uma boa higiene, nomeadamente a lavar as mãos frequentemente e a não partilhar talheres ou copos. Por outro lado, os mais pequenos devem ser consciencializados no sentido de se assoar ou tossir “contra” o braço e não para as mãos, e a nunca “fungar”.
Caso as crianças frequentem creches ou espaços partilhados devem limitar esse tempo no sentido de não transmitir ou ser infetadas por vírus.
Outras formas de prevenção implicam evitar que os bebés sejam alimentados deitados ou que os menores de 12 anos sejam vacinados apropriadamente. Nesse sentido as vacinas da gripe sazonal ou a vertente pneumocócica são aconselhadas. Essencial é também nunca sujeitar bebés ou crianças a ambientes com fumo de tabaco.
Fontes utilizadas:
Healthline.com | MayoClinic.org
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.