MATERNIDADE: 4.º MÊS DO BEBÉ
Já vimos que o leite materno em exclusividade é a melhor opção nutricional para o bebé, pelo menos até aos seis meses. Contudo, há pais que decidem, em conjunto com o pediatra, começar a fazer diversificação alimentar a partir dos quatro meses.
Em primeiro lugar há que transmitir à mãe e ao pai que a introdução dos novos alimentos deve ser gradual, o mais tranquila possível e sem pressas, para que o bebé se adapte às novas texturas e aos novos sabores e para que os pais possam, durante esse processo, identificar alguma intolerância ou reação alérgica do filho a algum alimento. Por isso já sabem: tenham calma, respeitem os tempos do bebé e, claro, preparem muitos babetes para esta etapa.
O ideal é começarem por substituir uma das refeições de leite por papa ou sopa e terem presente que o glúten só deve ser introduzido a partir dos 6 meses.
Lembrem-se também que o sal deve ficar de fora do menu nesta fase e que os boiões de farmácia ou de supermercado só devem ser usados em situações muito pontuais.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.