
Gravidez: 22ª semana | 5º mês | 2º trimestre
Entra numa sala e não se lembra do que ia fazer? Acontece a todos e várias vezes ao longo da vida, mas com as grávidas parece que é mais recorrente. Sentir-se mais despistada, desconcentrada, esquecer-se facilmente das coisas e perder o fio à meada durante uma conversa, tudo isto são sinais do chamado “cérebro de grávida”.
Acontece, em primeiro lugar, devido às alterações hormonais e vasculares provocadas pela gravidez e depois porque a grávida está tão focada em tudo o que acontece no universo gigante de acontecimentos que a gravidez desencadeia que a atenção fica quase toda reservada para esse assunto. Mesmo que seja inconscientemente.
Estes esquecimentos são perfeitamente normais, mas para não correr o risco de passar algum constrangimento no trabalho ou na vida pessoal, não convém esquecer o aniversário do parceiro, dos avós ou da melhor amiga, vá anotando as coisas importantes e traga essas notas sempre consigo para lhes deitar o olho de vez em quando. Faça uso do telemóvel, de uma agenda em papel ou anote tudo num calendário que esteja sempre no seu campo de visão.
Já agora, esse objeto com tendência a desaparecer com frequência (por exemplo, as chaves), guarde-o sempre no mesmo sítio para evitar o tão comum “mas onde é que as deixei?”.
Outras das alterações que podem chegar na segunda metade da gestação é a anemia. Sintomas como tonturas, cansaço, fraqueza são muitas vezes sinais da diminuição do nível de hemoglobina, proteína cuja principal função é transportar o oxigénio no sangue.
Na grande maioria dos casos, a anemia deve-se a uma deficiência de ferro e também na grande maioria das mulheres a resolução passa por apostar numa alimentação variada que inclua alimentos ricos neste nutriente, como as carnes vermelhas, as leguminosas, os vegetais de folha escura, a fruta cítrica. O médico que a acompanha pode aconselhar-lhe um suplemento de ferro que deve ser tomado diariamente e na dose indicada, para que a gravidez chegue ao fim com as reservas adequadas de ferro e sem implicações no desenvolvimento do bebé.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.