MATERNIDADE: 7.º MÊS DO BEBÉ
Em 1.º lugar, há que dizer aos pais, de forma clara, que gatinhar não é uma etapa obrigatória do desenvolvimento do bebé.
Em 2.º, há que reforçar que cada bebé tem o seu tempo e, por isso, nada de comparações com outras crianças. Lembrem-se que isto não é uma corrida sobre qual o bebé que se desenvolve mais rápido.
O que a média nos diz é que os bebés começam a gatinhar entre os 6 e os 10 meses e que há formas de estimular a motricidade, como deitar o bebé de barriga para baixo para o ajudar a treinar os movimentos e a aumentar a resistência muscular para que consiga gatinhar. Não se esqueçam de manter sempre a supervisão sem nunca o deixar sozinho, dado que ele pode querer virar-se mas ainda não ser capaz de o fazer e, por isso, ficar aflito.
Como a visão desempenha um papel importante em matéria de curiosidade, experimentem colocar o brinquedo favorito do bebé a alguma distância e incentivem-no a chegar até ao brinquedo com palavras carinhosas.
Se com estes estímulos ele, mesmo assim, não aparenta estar muito virado para gatinhar, calma e serenidade, que o vosso filho chega lá, à velocidade e no tempo dele.
Sendo certo que nem todos os bebés passam por esta fase – e alguns gatinham de forma alternativa, digamos assim, arrastando-se sentados pela casa – é bom que por esta altura comecem a ter alguns cuidados em casa para que o vosso filho não corra riscos.
Afinal, aos 7 meses ele está a ganhar mais independência a cada dia que passa e a curiosidade é mais do que muita por tudo o que o rodeia.
Por esse motivo deixamos aqui uma lista do que devem estar atentos dentro de casa para que esta seja um local seguro, à prova da exploração do vosso bebé.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.