Gravidez: 14ª semana | 4º mês | 2º trimestre
“Estás grávida? É que a tua pele até irradia.” Muitas são as grávidas que já ouviram estas frases ou outras parecidas. E prepare-se porque as vai ouvir muitas vezes.
Sim, as grávidas têm um brilho especial e a culpa é das hormonas. Se nas semanas do primeiro trimestre elas são responsáveis por alguns sintomas desagradáveis, como os enjoos, por esta altura, esse capítulo da gravidez é provável que já tenha terminado, ou pelo menos, minorado o impacto.
Ultrapassados esses sintomas iniciais, as alterações hormonais vão tornar a pele do rosto mais lisa, mais bonita, jovem e luminosa e vão dar ao cabelo uma aparência mais macia e saudável. Todo um brilho especial que se vê ao longe.
Devido às alterações hormonais também vai poder observar as alterações causadas pelo aumento da produção de melanina, o pigmento que confere cor à pele, e notará que os mamilos ficam mais escuros e, com o avançar da gravidez, será mais visível a línea negra, a linha escura vertical que aparece ao longo da barriga.
Só que nem tudo é perfeito. No rosto, podem surgir manchas acastanhadas, também conhecidas como pano ou cloasma, que tendem a desaparecer após o parto, e no corpo podem aparecer as tão indesejadas estrias, mais frequentes nas coxas, peito e barriga. As hormonas também podem tornar as gengivas mais sensíveis e, por isso, será importante redobrar os cuidados com a saúde oral.
Para evitar estes cenários, o truque é cuidar da pele. Aplique desde o início da gravidez cremes hidratantes nos locais do corpo mais frequentemente afetados pelas estrias e no rosto use diariamente um creme com fator de proteção solar muito elevado (SPF 50) adequado ao tipo de pele.
Com a pele do rosto e do corpo cuidada e com o brilho especial da gravidez só lhe resta mesmo uma alternativa: deixar-se mimar com tanto elogio.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.