
Gravidez: 15ª semana | 4º mês | 2º trimestre
Semana 15: está oficialmente no segundo trimestre. Vai notar que as mudanças físicas são cada vez mais evidentes, com a barriga a crescer a olhos vistos, o peito também e parece que, finalmente, os incómodos que sentiu no primeiro trimestre foram finalmente ultrapassados.
Que alívio, verdade?
Como o cansaço característico do terceiro trimestre ainda está a algumas semanas de distância, este é mesmo o tempo de aproveitar esta nova etapa da vida, mas sem nunca descurar os cuidados básicos que permitem uma gravidez saudável.
E um desses parâmetros é o peso, já que o peso da grávida pode influenciar o peso do bebé à nascença, até com possíveis complicações na vida adulta. Bebés nascidos de mães com obesidade tendem a ter mais peso à nascença e ao longo da vida têm maior risco de desenvolver certas doenças, como a diabetes ou a hipertensão.
O recomendado para mulheres que estão dentro do peso ideal é aumentar entre 11 kg e 16 kg durante a gravidez. Quem está abaixo do peso ideal para a altura tem mais folga, podendo aumentar até 18 kg, ao invés das grávidas com excesso de peso que não devem aumentar mais de 11 kg. Se forem obesas o limite são os 7 kg.
Para manter um peso saudável durante a gravidez, a primeira coisa a esquecer é a antiga ideia de que grávida deve comer por dois. Nada disso, é comer para os dois, mãe e bebé, escolhendo uma alimentação equilibrada, em quantidade e qualidade, e repartida em cinco a sete refeições ao longo do dia.
É importante consumir proteína – carne, peixe, ovos e derivados – dando preferência a carnes magras e a modos de preparação mais saudáveis, como grelhados e cozidos.
Os hidratos de carbono – o pão, o arroz e as massas – são importantes para fornecer energia e deve preferir os integrais, pois contêm maiores quantidades de fibra, importante para o funcionamento do aparelho gastrointestinal.
As refeições devem conter sempre vegetais, por isso use e abuse das saladas e das sopas, mas dê preferência a temperos mais saudáveis, como o azeite e o sumo de limão.
Quando aparece um “ratinho” no estômago? Assim aquela ânsia urgente de levar algo à boca? É normal nas grávidas. Nesses momentos, os frutos secos, simples, e não os que têm sal adicionado, são uma boa opção porque saciam e têm um bom perfil de nutrientes. Mas não abuse das quantidades, pois são muito calóricos.
Outra hipótese é a fruta, rica em vitaminas, que deve estar presente não só para atacar a fome súbita, mas também à sobremesa das duas principais refeições.
Que tal experimentar ter sempre consigo uma pequena caixa com cenoura cortada para petiscar ao longo do dia? Ou quem sabe pepino?
E claro, se não existir nenhuma contraindicação médica, a atividade física é uma preciosa ajuda para manter a balança controlada.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.