Gravidez: 4ª semana | 1º mês | 1º trimestre
Como não tem uma bola de cristal, nós explicamos-lhe tudo o que está a acontecer nesta 4ª semana.
Com o blastocisto implantado no útero, a sua casa pelas próximas 36 semanas, continua o processo de divisão e definição celular, com o desenvolvimento da cavidade amniótica e da placenta.
Por esta altura deveria menstruar e é natural que surjam alguns sintomas que até podem ser confundidos precisamente com o aparecimento da menstruação: sensibilidade nos seios, cansaço ou sono. Na realidade, já são os primeiros sinais da gravidez!
Se está a programar a gravidez, estes podem ser momentos de grande ansiedade quando não há certezas e os resultados dos testes de gravidez ainda não são muito fiáveis.
Resta-lhe tentar levar a rotina com a maior tranquilidade possível, investindo naquilo que já sabe que é benéfico para todo o processo: uma alimentação saudável, cortar com hábitos tabágicos, de consumo de álcool e manter a atividade física. Exercícios como o ioga ou pilates podem ajudar a manter a mente calma e uma correta higiene do sono, com horas certas para deitar e levantar.
Estas estratégias vão lembrá-la que o melhor desta jornada é aproveitar cada momento, por ser único e especial, e desfrutar desta aventura em conjunto com o seu parceiro.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.