Do espirrar à perda de função
O corpo dá sinais. Dos mais simples, como espirrar ou tossir, aos mais complexos.
O mais simples pode ser espirrar ou tossir, para nos livrarmos de um corpo estranho ou de um agente agressor.
Ou de forma mais complexa, um conjunto de sinais mais clássicos que podem incluir:
- Rubor (vermelhidão): Aumento do fluxo sanguíneo na área afetada, resultando numa coloração avermelhada ou rosada.
- Calor: Aumento da temperatura localizada na área inflamada devido à vasodilatação e ao aumento do fluxo sanguíneo.
- Edema (inchaço): Acumulação de líquido dos vasos sanguíneos perto da zona inflamada, que resulta em inchaço visível ou sensação de inchaço.
- Dor: A inflamação pode levar à estimulação dos nervos e à libertação de substâncias químicas que sensibilizam as terminações nervosas, resultando em dor localizada ou sensibilidade ao toque.
- Perda de função: Em alguns casos, a inflamação pode afetar a função normal da área afetada, levando a uma diminuição temporária ou perda de função. Por exemplo, a inflamação numa articulação pode limitar a amplitude de movimento. A pessoa tem mais dificuldades em movimentar o braço ou a perna ou outra parte do corpo.
Há sinais de que o nosso sistema imunitário está a reparar o tecido danificado ou a combater os invasores. À medida que a cicatrização ocorre, a inflamação diminui gradualmente e pode ficar resolvido.
Qual a relação entre a inflamação e outras doenças?
Pode haver uma relação entre a inflamação crónica e a saúde mental?
Só nos últimos anos é que começámos a compreender os efeitos da inflamação crónica na saúde mental e emocional. A dor crónica pode produzir stress, ansiedade, depressão. Na verdade, em alguns doentes, a inflamação crónica pode ser a causa ou um forte fator que contribui para a depressão. Podemos mesmo dizer que a inflamação do organismo pode causar a depressão do cérebro. Prevenir e cuidar da saúde mental, é essencial.
Este artigo foi escrito no âmbito do Projeto Alimentação Saudável, com coordenação científica da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) www.splsportugal.pt
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.