4. Muito cuidado ao lavar carne de aves crua.
Pois podemos espalhar as bactérias que esta possam ter, como por exemplo salmonelas. Esta prática transfere estes microrganismos perigosos da carne para os utensílios, para o lavatório e depois para os alimentos que comemos crus, como as saladas. Assim, tenha o cuidado de lavar depois tudo o que usou como facas, alguidares, lavatório de forma profunda para não contaminar os restantes alimentos crus.
5. Separe alimentos crus e cozinhados no frigorífico.
Para não promover a contaminação por bactérias, coloque os alimentos cozinhados nas prateleiras superiores. As carnes cruas, por exemplo, podem pingar sangue para os alimentos já cozinhados e provocar doenças alimentares.
6. Utilize utensílios diferentes para alimento cru e cozinhado.
Outro erro comum é usar a mesma tábua de corte e faca para vários alimentos, crus e cozinhados. O ideal é ter uma tábua para a carne, outra para peixe, outra para legumes e uma outra ainda para pão. Os utensílios, como facas, devem ser muito bem lavadas depois de usados na carne ou peixe para não terem resíduos que depois apodrecem e geram bactérias.
7. Cozinhe bem os alimentos.
Principalmente carne de frango ou porco são uma fonte de risco quando mal cozinhadas. Para ficarem bem cozinhados, os alimentos no centro devem atingir pelo menos 70 graus. Pode ter os alimentos à temperatura ambiente só até 2 horas depois de cozinhados, porque depois aumenta o desenvolvimento de bactérias. Assim que possível, guarde os alimentos no frigorífico.