A Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO) é uma entidade que luta para conseguir eliminar a fome no Mundo através de uma utilização melhor dos recursos. Esta definiu alimentação sustentável como uma alimentação equilibrada, acessível e justa para todos, em quantidade e qualidade dos alimentos, que nos incentiva a comermos de uma forma mais consciente, com respeito pelo planeta, pela diversidade das espécies animais e vegetais.
Também relevante é a aposta nas tradições, na cultura e na gastronomia local, e que no caso de Portugal faz todo o sentido pois é uma aposta na dieta mediterrânica. Assim também respeitamos o planeta ao consumirmos os recursos naturais existentes de forma equilibrada.
No âmbito dos hábitos alimentares, a sustentabilidade não é apenas uma escolha, é uma responsabilidade. Ao tomar decisões conscientes, cultivamos um futuro mais saudável para nós e para o planeta. Então, vamos saborear cada garfada com uma consciência que vai além da mesa, garantindo um mundo que beneficia com as nossas escolhas.
Este artigo foi escrito no âmbito do Projeto Alimentação Saudável, com coordenação científica da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) www.splsportugal.pt
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.