Prémio de Cancro da Mama Avançado 2019
A Sociedade Europeia de Oncologia (ESO), juntamente com o Advanced Breast Cancer Global Alliance, concedeu o Prémio de Cancro da Mama Avançado 2019 à Professora Fátima Cardoso, diretora da Unidade de Mama do Centro Clínico Champalimaud, em Lisboa, “em reconhecimento de sua previsão ao entender a importância do cancro de mama avançado e para lançamento de uma aliança global contra ela", segundo consta no comunicado emitido pela ABC Global Alliance.
A distinção já tinha sido atribuída no final de outubro, mas a entrega do prémio tinha ficado marcada para dia 14 de novembro, em plena conferência internacional sobre o cancro de mama avançado, iniciativa que decorreu em Lisboa e que reuniu profissionais e especialistas de todos os cantos do mundo (pode consultar o programa aqui).
Reconhecendo que o cancro de mama avançado é uma doença muitas vezes negligenciada em favor da descoberta de novos tratamentos para o cancro de mama precoce, Fátima Cardoso foi fundamental no estabelecimento de conferências ABC bienais, a primeira das quais realizada em 2011, também em Lisboa. Em 2016, a oncologista lançou o ABC Global Alliance em Paris para continuar o trabalho das conferências. Desde então, o número de membros cresceu, sendo atualmente 177 membros (instituições científicas, organizações de defesa de pacientes, indivíduos e empresas) de 84 países.
A missão desta organização é:
- melhorar e prolongar a vida de mulheres e homens que vivem com ABC em todos os países do mundo e lutar por uma cura
- sensibilizar para o cancro de mama avançado e fazer lobby em todo o mundo para a melhoria das vidas dos pacientes com ABC.
Tenho Cancro. E depois? é um projeto editorial da SIC Notícias com o apoio da Médis.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.