Frio, dias cinzentos e mais curtos, que se traduzem em menos luz. Esta é a caracterização de um dia tipicamente invernoso. Para algumas pessoas, é mais do que isso: é sinónimo de mal-estar patológico.
É a chamada depressão sazonal - também designada por desordem afetiva sazonal - que tende a desaparecer quando a estação das flores começa a surgir.
O QUE É?
Internacionalmente designada por seasonal affective disorder (SAD), é um tipo de depressão que está relacionada com as mudanças de estação. Por isso, acontece sempre na mesma altura do ano: começa no outono, prolongando-se pelo inverno.
De acordo com a Mayo Clinic, este tipo de depressão pode ocorrer também na primavera e no verão, ainda que seja menos habitual.
PRINCIPAIS SINTOMAS
A depressão sazonal afeta, sobretudo, os países do hemisfério norte — como é o caso de Portugal —, não escolhendo idade, sexo ou posição socioeconómica. Contudo, é mais comum na idade adulta e no sexo feminino, apesar de ser mais acentuada nos homens. Há ainda quem tenha maior probabilidade de a desenvolver por uma questão genética.
Fontes utilizadas:
OficinadePsicologia.com | MayoClinic.org | NHS.uk | WebMD.com | MedicosdePortugal.pt | MedicosdePortugal.pt
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.