O vómito é uma contração forçada do estômago que empurra o seu conteúdo através do esófago para sair pela boca. Geralmente, depois de vomitar, a pessoa sente algum alívio, pelo menos momentaneamente.
Que doenças podem ter este sintoma?
Não sendo uma doença, a gravidez é uma condição muito associada aos vómitos, geralmente durante o primeiro trimestre.
Viagens com movimento – comboio, barco, carro – também podem causar este sintoma, assim como quadros de dor intensa ou elevados níveis de stress e de ansiedade.
Vários outros problemas podem desencadear vómitos: ataque cardíaco, gripe, meningite, gastroenterite, úlceras, algumas formas de cancro, apendicite, doença da vesícula biliar, enxaquecas, labirintite, infeções renais e pedras nos rins e obstrução intestinal.
A bulimia, apesar de ser uma doença associada a este sintoma, distingue-se das outras patologias pois, neste caso, o vómito é induzido e não voluntário.
Tipologia de sintomas associada
Quando o estômago é esvaziado, o comum é o vómito conter fragmentos de alimentos. Quando se vomita sangue, o conteúdo é vermelho, mas se o sangue tiver sido digerido, o vómito tem aparência de borra de café. Quando há bílis, um fluido produzido no fígado e armazenado na vesícula, o vómito é de cor verde-amarelada e tem um sabor amargo.
Por vezes, o vómito pode ser muito violento e projetar o conteúdo a alguns metros. É o chamado vómito projétil.
Normalmente, o episódio dura apenas algumas horas e, se durar mais de um dia ou existirem episódios repetidos, é caso para procurar aconselhamento médico.
Sintomas associados
É importante estar atento à presença de outros sintomas como a diarreia, a dor de cabeça, o pescoço rígido, a confusão ou perda de atenção.
Na região do abdómen, é importante verificar se há dor abdominal constante, sensibilidade ao toque ou se o abdómen está inchado.
Também é necessário verificar o aparecimento de sinais de desidratação: sede, boca seca, produção reduzida de urina, fraqueza e cansaço.
Associado ao vómito costuma surgir também algum mal-estar, um gosto amargo na boca e suores frios.
Como se trata ou se atenua o vómito?
O mais importante é manter o corpo hidratado e, nessa medida, é aconselhada a ingestão de água, chás ou infusões. Deve-se preferir uma dieta líquida até os vómitos passarem e evitar odores fortes da comida, dos perfumes ou do fumo.
Quando se inicia a ingestão de alimentos sólidos, é preferível evitar as comidas altamente condimentadas e escolher alimentos facilmente digeríveis como cereais, arroz e bolachas.
Para quem sofre de enjoos do movimento, existem fármacos que ajudam a minorar o desconforto.
No caso de existir uma doença na origem deste sintoma, o tratamento é dirigido à causa.
Medicina Geral e Familiar
A medicina geral e familiar é a especialidade que se dedica ao acompanhamento de pessoas de todas as idades, géneros ou estados de saúde e está disponível para atender nos momentos de doença aguda ou de doença crónica e fazer a ligação com outras especialidades médicas.
Este conteúdo foi preparado e validado com a colaboração de:
Especialidade
Medicina Geral
Especialista de Medicina Geral e Familiar no Hospital da Luz
Manter-se informado é fundamental. Aceda aos conteúdos clínicos que preparámos para esclarecer as suas dúvidas.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.