A vertigem é uma ilusão de movimento, com a sensação de deslocação do meio envolvente em relação à pessoa ou vice-versa (sensação de girar, rodar ou de ser puxado para o lado).
Que doenças podem ter este sintoma?
As vertigens podem ser sintoma de diversas doenças. A vertigem posicional paroxística benigna é a causa mais frequente de vertigem e manifesta-se por episódios recorrentes de sensação de rotação, com a duração de segundos.
A vertigem migranosa (ou vertigem associada a enxaqueca) é outra das causas possíveis. Geralmente surge de forma espontânea, mas pode ser provocada por alterações de posição, privação de sono ou stress.
A nevrite vestibular também pode gerar vertigens. Trata-se de uma doença do ouvido interno, na qual se observa uma vertigem violenta de instalação súbita, que dura de minutos a horas.
A labirintite distingue-se da nevrite vestibular por ter perda auditiva associada.
A doença de Ménière é uma doença crónica do ouvido interno que se caracteriza pela ocorrência simultânea de vertigem, diminuição de audição e, por vezes, sensação de ouvido tapado.
Tipologia de sintomas associada
A duração dos episódios pode variar entre alguns minutos até horas e, frequentemente, são acompanhados por náuseas e vómitos. Num maior nível de gravidade, as crises de vertigem podem ser incapacitantes, impedindo a pessoa de trabalhar ou sair de casa. As quedas podem ser frequentes e com sequelas graves.
Sintomas associados
As vertigens podem surgir acompanhadas de tonturas, náuseas, vómitos, desmaio, perda de equilíbrio, dores de cabeça, palidez, sudorese e aumento do batimento cardíaco.
Como se trata ou se atenua a vertigem?
A terapêutica é diferente consoante o diagnóstico. Alguns casos não requerem tratamento, desaparecendo de modo espontâneo. Noutros, o médico realiza determinadas manobras reposicionadoras na consulta (sequências de movimentos guiados pelo otorrinolaringologista que reposicionam os “cristais”).
Pode ainda ser necessário tratamento farmacológico, como anti-inflamatórios ou medicação para atenuar as náuseas e os vómitos, ou cirúrgico.
Otorrinolaringologia
A otorrinolaringologia é a especialidade que se dedica ao diagnóstico e tratamento médico e cirúrgico das doenças do ouvido, nariz, garganta, pescoço e face.
Este conteúdo foi preparado e validado com a colaboração de:
Especialidade
Otorrinolaringologia
Otorrinolaringologista no Hospital de Santa Maria – Porto
Manter-se informado é fundamental. Aceda aos conteúdos clínicos que preparámos para esclarecer as suas dúvidas.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.