
A sensibilidade ou intolerância à luz é chamada de fotofobia e caracteriza-se por um desconforto nos olhos provocado pela luz natural (do sol ou da claridade do dia) ou artificial. Provoca dificuldade em abrir ou manter os olhos abertos.
Que doenças podem ter este sintoma?
Entre as doenças que podem causar sensibilidade à luz estão, sobretudo, doenças que afetam os olhos, como conjuntivite, glaucoma, descolamento da retina, úlcera na córnea, cataratas ou uveíte (inflamação da camada média do globo ocular).
Algumas doenças sistémicas não relacionadas com os olhos também podem estar na origem deste sintoma, como por exemplo, doenças reumáticas, alérgicas, meningite, botulismo ou enxaqueca.
Tipologia de sintomas associada
A tipologia de sintomas que está associada à sensibilidade dos olhos à luz está diretamente relacionada com a origem do sintoma. Os quadros mais leves apresentam-se normalmente em pessoas com os olhos claros (de cor azul, verde ou castanho-claro), devido a uma menor pigmentação da retina, que a torna mais sensível à claridade.
Uma fotofobia mais grave raramente acontece em pessoas que não têm nenhuma doença subjacente. Assim, quando surge uma fotofobia súbita, intensa ou uma repetição de episódios frequente é fundamental procurar aconselhamento médico.
Sintomas associados
A sensibilidade à luz pode estar associada a outros sintomas, como olhos mais vermelhos, ardor nos olhos ou algum inchaço. Dor de cabeça é igualmente muito comum e, em casos mais raros, a sensibilidade dos olhos à luz pode ser dolorosa.
Como se trata ou se atenua os olhos sensíveis à luz?
Importante é procurar a causa da sensibilidade para que o tratamento seja direcionado ao que está na origem dos sintomas.
Nos casos em que não há doença subjacente, é aconselhada a utilização de óculos de sol com proteção ultravioleta (UV). As lentes polarizadas, para uma proteção extra em ambientes de grande exposição (praia, neve) e as lentes fotossensíveis, que escurecem automaticamente ao ar livre, são opções a considerar.
Em dias de maior claridade também pode ser útil usar chapéus ou mesmo ficar sob o guarda-sol.
Medicina Geral e Familiar
A medicina geral e familiar é a especialidade que se dedica ao acompanhamento de pessoas de todas as idades, géneros ou estados de saúde e está disponível para atender nos momentos de doença aguda ou de doença crónica e fazer a ligação com outras especialidades médicas.
Este conteúdo foi preparado e validado com a colaboração de:

Especialidade
Medicina Geral e Familia
Medicina Geral e Familiar no Hospital CUF Torres Vedras e na Clínica CUF Mafra
Manter-se informado é fundamental. Aceda aos conteúdos clínicos que preparámos para esclarecer as suas dúvidas.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.