A obstipação corresponde à dificuldade da progressão do conteúdo fecal e à sua expulsão pelo ânus. As fezes são rijas e secas, causando desconforto e dor na evacuação e, frequentemente, pequenas perdas de sangue vivo.
Que doenças podem ter este sintoma?
A obstipação pode ser sinal de patologias associadas ao intestino e ao ânus, como síndrome do intestino irritável, doença de Crohn, cancro colorretal ou uma fissura anal (uma pequena lesão na pele dentro do ânus). No entanto, existem outras doenças que originam este problema, como é o caso da diabetes, hipotiroidismo e doença de Parkinson. A gravidez e determinados medicamentos também podem causar obstipação.
Tipologia de sintomas associada
A obstipação varia de pessoa para pessoa, no grau e na duração. Isto significa que pode ser mais ou menos intensa e pode durar pouco tempo ou ser crónica.
Habitualmente considera-se obstipação quando a pessoa tem menos de 2 evacuações semanais, com grande esforço, por vezes obrigando a manobras digitais.
A obstipação pode ocorrer em qualquer idade, atingindo mais as mulheres do que os homens e piorando com a idade, até por diminuição da atividade, da sensação de sede e por erros alimentares, sendo também frequente na gravidez.
Sintomas associados
São vários os sintomas que podem estar associados à obstipação: dor ou inchaço abdominal, flatulência, dor anal e sangramento pelo reto (retorragia).
Como se trata ou se atenua a obstipação?
Além de investigar a causa, é fundamental aumentar a ingestão de água, alimentos ricos em fibra como frutos, legumes e cereais, evitar o sedentarismo e, se necessário, tomar laxantes não irritantes. Se a obstipação for persistente ou se houver sintomas graves associados, a pessoa deve ser observada por um médico.
Gastrenterologia
A gastrenterologia é a especialidade médica que se ocupa do estudo, diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças do aparelho digestivo que incluem o esófago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, fígado, vias biliares e pâncreas.
Este conteúdo foi preparado e validado com a colaboração de:
Especialidade
Gastrenterologia
Gastrenterologista no Hospital Cruz Vermelha
Manter-se informado é fundamental. Aceda aos conteúdos clínicos que preparámos para esclarecer as suas dúvidas.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.