De forma geral, as pessoas urinam cerca de 4 a 6 vezes diariamente, sobretudo durante o dia. A micção frequente é a vontade de urinar mais vezes do que o habitual.
Que doenças podem ter este sintoma?
A micção frequente está associada a problemas relacionados com a bexiga e o trato urinário, como cistite, infeção da uretra, cálculos no trato urinário, síndrome da bexiga hiperativa, incontinência urinária e cancro da bexiga. No entanto, existem outros problemas associados a este sintoma, como vaginite e aumento da próstata.
Tipologia de sintomas associada
A micção frequente pode surgir de forma temporária, quando relacionada com uma patologia que, entretanto, é tratada, ou mais permanente, quando relacionada com problemas estruturais. Adicionalmente, pode surgir isolada ou pode vir acompanhada por outros sintomas, que podem ser indicativos de problemas no sistema urinário ou de outros problemas de saúde.
Sintomas associados
Os episódios de micção frequente podem ocorrer em simultâneo com volume aumentado de urina (poliúria) e urgência urinária. Caso existam episódios de micção frequente durante a noite, o termo mais correto é noctúria. Algumas infeções podem trazer outros sintomas associados, como febre, dores lombares, vómitos, fadiga e oscilações na sede e no apetite.
Como se trata ou se atenua a micção frequente?
O diagnóstico médico é crucial para perceber qual a causa da micção excessiva. Identificado o problema que originou o sintoma, deve tratar-se essa patologia. Porém, o médico pode aconselhar o doente a fazer alguns ajustes no sentido de evitar o problema, como diminuir o consumo de café e álcool e reduzir a ingestão de líquidos antes de dormir. Eventualmente, pode ser necessário recorrer a medicação para atenuar o desconforto.
Urologia
A urologia é a especialidade que se dedica ao diagnóstico e tratamento médico e cirúrgico das doenças do aparelho urinário e das doenças do aparelho genital masculino.
Este conteúdo foi preparado e validado com a colaboração de:
Especialidade
Urologia
Urologista no Hospital CUF Tejo e no Hospital CUF Sintra
Manter-se informado é fundamental. Aceda aos conteúdos clínicos que preparámos para esclarecer as suas dúvidas.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.