A febre é um sintoma que resulta na elevação da temperatura corporal de, pelo menos, 1 grau acima da média da temperatura habitual da pessoa. É a resposta do organismo a várias condições, mais habitualmente à presença de uma infeção por vírus e bactérias.
Que doenças podem ter este sintoma?
O quadro clínico mais frequentemente associado ao aparecimento de febre são as infeções respiratórias, como a gripe ou até uma pneumonia, as infeções gastrointestinais e as infeções urinárias.
Doenças que causam quadros inflamatórios – como a artrite reumatoide ou o lúpus eritematoso sistémico – e algumas doenças neoplásicas – como a leucemia, o linfoma ou o cancro do rim – também podem elevar a temperatura corporal. Assim como a toma de alguns medicamentos (anestésicos, psicóticos) ou o consumo de substância ilícitas (cocaína, anfetaminas).
Tipologia de sintomas associada
É importante perceber que a temperatura corporal pode variar de pessoa para pessoa, consoante a idade, a atividade que desempenha e a altura do dia.
Nessa medida, considera-se que um adulto tem febre quando a temperatura medida na axila ou na boca supera os 37,5 ºC e a temperatural retal é superior a 38 ºC.
Contudo, os idosos podem não chegar a esses valores e terem febre e, por vezes, as crianças podem apresentar valores elevados sem terem sintomas.
Quando a causa é infeciosa, o mais usual é que, em adultos, a febre dure 4 dias ou até menos.
Se a causa for não infeciosa, a tendência é que o quadro clínico febril dure mais tempo ou então que regresse passado pouco tempo.
Sintomas associados
Os sintomas mais usualmente associados à febre são os suores e os arrepios. É comum que a pessoa sinta a pele quente e ruborizada e tenha tremores.
As dores de cabeça, a fadiga e fraqueza, a perda de apetite, as dores musculares, a sonolência e a desidratação também são bastante usuais.
Quando a temperatura é muito alta, sobretudo quando ultrapassa os 40 ºC, é possível que apareçam sintomas mais graves como as alucinações, as convulsões e a confusão mental.
Como se trata ou se atenua a febre?
Os antipiréticos, medicamentos que baixam a temperatura, são os recomendados para combater este sintoma, nomeadamente o paracetamol e o ibuprofeno.
Nos quadros clínicos mais leves, geralmente relacionados com as infeções respiratórias, são recomendadas medidas de conforto geral, que passam pela ingestão de líquidos, sobretudo água e chá, para manter o corpo hidratado, pelos banhos com água tépida e o uso de roupa leve.
É fundamental procurar um médico se a febre não responder aos medicamentos, se for muito elevada, se provocar sintomas graves ou se persistir durante vários dias (esperar 2 dias).
Medicina Geral e Familiar
A medicina geral e familiar é a especialidade que se dedica ao acompanhamento de pessoas de todas as idades, géneros ou estados de saúde e está disponível para atender nos momentos de doença aguda ou de doença crónica e fazer a ligação com outras especialidades médicas.
Este conteúdo foi preparado e validado com a colaboração de:
Especialidade
Medicina Geral
Medicina Geral e Familiar no Hospital CUF Torres Vedras e na Clínica CUF Mafra
Fontes
Manter-se informado é fundamental. Aceda aos conteúdos clínicos que preparámos para esclarecer as suas dúvidas.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.