A dor na faringe é a dor que se sente na parte de trás da garganta. Normalmente designada de dor de garganta, pode manifestar-se por dor, comichão ou irritação nessa zona. Num estado mais grave, pode dificultar a ingestão de alimentos e bebidas.
Que doenças podem ter este sintoma?
As causas da dor na faringe podem ser subdivididas em infeciosas e não infeciosas. As causas infeciosas são as mais frequentes e podem ser originadas por vírus, bactérias ou, mais raramente, fungos. É o caso da faringite ou da gripe. Alergias a poeira ou mofo, por exemplo, podem causar gotejamento pós-nasal, que contribui para a dor de garganta. A laringite por uso excessivo da voz geralmente causa dor, em silêncio ou durante a fala, além de rouquidão. Este é um problema que afeta sobretudo pessoas que usam a voz como instrumento de trabalho (como cantores, atores, professores).
Tipologia de sintomas associada
A dor pode ir de ligeira a severa. De um modo geral, a dor na faringe sem outras complicações, resolve-se por si só ao fim de uma semana ou menos, sobretudo se houver alguns cuidados, como beber líquidos em abundância, à temperatura ambiente. Se a dor se prolongar por mais de uma semana, e/ou se for extrema e associada a outros sintomas, o ideal é consultar o médico.
Sintomas associados
Associada à dor na faringe, podem surgir outros sintomas que indicam que o problema deve ser observado por um médico. Entre outros, pode verificar-se dificuldade em engolir, irritação na garganta, comichão, gotejamento pós-nasal, rouquidão, fadiga, dor de cabeça e febre.
Como se trata ou se atenua a dor na faringe?
Há algumas medidas que podem ajudar a atenuar a dor: descansar, ingerir muitos líquidos, de preferência água, beber chá com limão e mel, humidificar o ambiente (para lubrificar as vias respiratórias), evitar tabaco e álcool. A terapêutica vai depender da causa da dor. Nos casos de infeção aguda causada por vírus, é recomendado o tratamento para o alívio dos sintomas, como analgésicos e/ou anti-inflamatórios. Se a infeção aguda for bacteriana, o médico receita antibiótico.
Otorrinolaringologia
A otorrinolaringologia é a especialidade que se dedica ao diagnóstico e tratamento médico e cirúrgico das doenças do ouvido, nariz, garganta, pescoço e face.
Este conteúdo foi preparado e validado com a colaboração de:
Especialidade
Otorrinolaringologia
Otorrinolaringologista no Hospital de Santa Maria – Porto
Fontes
Manter-se informado é fundamental. Aceda aos conteúdos clínicos que preparámos para esclarecer as suas dúvidas.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.