A dor abdominal é a dor que ocorre na barriga, situação frequente e geralmente sem gravidade. No entanto, pode ser um problema que requer atenção.
Que doenças podem ter este sintoma?
A dor abdominal é geralmente pouco específica e pode ser sinal de inúmeros problemas, mais ou menos graves. A lista inclui síndrome do intestino irritável, litíase vesicular ou renal, úlcera gástrica ou duodenal, doença de Crohn, etc.
Tipologia de sintomas associada
A dor abdominal pode ser localizada ou difusa, uma “moinha” ou uma cólica de intensidade variável.
Sintomas associados
Associados à dor abdominal, e dependendo do problema que a origina, podem surgir outros sintomas: distensão abdominal, perda de apetite, flatulência, obstipação ou diarreia, febre, etc.
Como se trata ou se atenua a dor abdominal?
Naturalmente, o tratamento depende do diagnóstico. Em casos de dor com grande intensidade, pode ser aconselhável a administração de analgésico, mas sempre sob orientação médica, já que pode contribuir para mascarar a doença de base e agravar a situação.
Adicionalmente, alguns comportamentos podem prevenir os problemas associados à dor abdominal. A pessoa deve manter uma alimentação saudável e equilibrada, beber água com frequência, fazer refeições pequenas e praticar exercício físico com regularidade.
Gastrenterologia
A gastrenterologia é a especialidade médica que se ocupa do estudo, diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças do aparelho digestivo que incluem o esófago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, fígado, vias biliares e pâncreas.
Este conteúdo foi preparado e validado com a colaboração de:
Especialidade
Gastrenterologia
Gastrenterologista no Hospital Cruz Vermelha
Manter-se informado é fundamental. Aceda aos conteúdos clínicos que preparámos para esclarecer as suas dúvidas.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.