Todos dependemos da concentração para nos dedicarmos a diversas tarefas, como trabalhar ou estudar. Quando temos dificuldade de concentração, não conseguimos pensar com clareza, focar numa tarefa ou manter a atenção.
Que doenças podem ter este sintoma?
A dificuldade de concentração pode estar associada a perturbação de hiperatividade e défice de atenção, síndrome de fadiga crónica, demência, epilepsia, insónia, transtorno depressivo maior, ansiedade, stress, esquizofrenia, entre outros. A dificuldade de concentração também pode ser um efeito da toma de certos medicamentos.
Tipologia de sintomas associada
A dificuldade de concentração é uma ocorrência normal que pode ocasionalmente afetar a maioria das pessoas, devido, por exemplo, a cansaço. Também as alterações hormonais, como as experimentadas na gravidez ou na menopausa, podem afetar a concentração. Porém, a dificuldade de concentração, quando presente em grau excessivo, pode significar algum problema, pelo que, nesse caso, é aconselhável procurar ajuda médica.
Sintomas associados
Associados à dificuldade de concentração podem verificar-se forte dor no peito, formigueiro num lado do corpo, dor de cabeça severa, perda de memória repentina, memória afetada, insónia, fadiga, incapacidade de tomar decisões, falta de foco e dificuldades no discurso.
Como se trata ou se atenua a dificuldade de concentração?
Há medidas relacionadas com o estilo de vida que a pessoa com dificuldade de concentração deve adotar para atenuar o problema: seguir uma alimentação equilibrada, com várias refeições ligeiras ao longo do dia, reduzir a ingestão de cafeína e dormir mais.
Depois de diagnosticada a doença, o tratamento depende do diagnóstico específico. Pode incluir medicação ou terapia comportamental, por exemplo.
Psiquiatria
A psiquiatria é a especialidade que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento de perturbações mentais, emocionais ou comportamentais.
Este conteúdo foi preparado e validado com a colaboração de:
Especialidade
Psiquiatria
Psiquiatra no Hospital de Santa Maria - Porto
Manter-se informado é fundamental. Aceda aos conteúdos clínicos que preparámos para esclarecer as suas dúvidas.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.