A diarreia é um problema comum que consiste na diminuição da consistência das fezes com aumento da frequência e/ou volume das dejeções. Ocorre quando não é removida água suficiente das fezes. Se for de origem infeciosa, pode ser contagiosa.
Que doenças podem ter este sintoma?
A diarreia pode ser causada por infeções gastrointestinais, síndrome do intestino irritável, doença inflamatória intestinal, síndromes de má absorção, cancro colorretal, entre outros.
Tipologia de sintomas associada
Quando a duração da diarreia é inferior a 2 semanas é classificada como aguda. Se ultrapassar as 4 semanas é classificada como crónica. A diarreia pode ser classificada em vários tipos segundo o aspeto das fezes: inflamatória (com sangue ou pus nas fezes), esteatorreia (devido à má-absorção de lípidos em cujo caso as dejeções apresentam um cheiro e brilho característicos) e aquosa (por ingestão de substâncias não absorvíveis ou de origem infeciosa, especialmente no contexto de viagens).
Sintomas associados
São vários os sintomas que podem estar associados à diarreia: presença de sangue, pus ou muco nas fezes, dor abdominal, perda de peso, incontinência fecal, flatulência, febre, vómitos e sinais de desidratação.
Como se trata ou se atenua a diarreia?
O tratamento é individualizado, segundo as causas. O mais importante é evitar a desidratação com uma adequada reposição de fluídos.
A alteração da dieta é uma das medidas a adotar: deve-se evitar alguns alimentos como o leite, gorduras e fibras em excesso e comer bananas, de forma a compensar as perdas de potássio.
O médico poderá prescrever medicamentos antidiarreicos para retardar o trânsito intestinal.
Gastrenterologia
A gastrenterologia é a especialidade médica que se ocupa do estudo, diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças do aparelho digestivo que incluem o esófago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, fígado, vias biliares e pâncreas.
Este conteúdo foi preparado e validado com a colaboração de:
Especialidade
Gastrenterologia
Gastrenterologista no Hospital CUF Coimbra e no Hospital CUF Viseu
Manter-se informado é fundamental. Aceda aos conteúdos clínicos que preparámos para esclarecer as suas dúvidas.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.