A sinusite é uma inflamação dos seios paranasais (frontal, maxilares, etmoidais e esfenoidal), que pode ser provocada por alergias ou infeções por bactérias, fungos ou vírus. É um dos problemas de saúde mais frequentes.
A que sintomas devemos estar atentos?
Os sintomas associados à sinusite são corrimento nasal purulento amarelo ou verde, cefaleias, dor e sensação de pressão na face, congestão nasal, sensibilidade e inchaço dos seios paranasais, olfato reduzido, mau hálito, febre e tosse produtiva. Outros sinais podem indicar um caso de sinusite, como dor nas bochechas, dor de dentes, dor atrás dos olhos e entre eles, e lacrimejamento.
Como se trata a sinusite?
A sinusite é uma patologia que pode ser curada através da conjugação de fármacos e outros cuidados. No que se refere à medicação, o médico pode prescrever anti-inflamatórios, para reduzir a infeção, e antibióticos, para tratar a infeção. É importante complementar este tratamento com a higiene nasal, através da aplicação de soluções salinas que promovem a drenagem do muco e o descongestionamento nasal. Além disso, é necessário ingerir muitos líquidos, para diluir as secreções nasais.
Otorrinolaringologia
A otorrinolaringologia é a especialidade que se dedica ao diagnóstico e tratamento médico e cirúrgico das doenças do ouvido, nariz, garganta, pescoço e face.
Quais as causas e como se previne a sinusite?
Existem inúmeras causas para o aparecimento da sinusite. Pode ser provocada por vírus, como Influenza, por bactérias, como Streptococcus pneumoniae, ou por fungos, como é o caso do Aspergillus. Entre estes tipos de sinusites, as mais comuns são as víricas e as bacterianas.
No entanto, existem outros fatores que podem explicar a sinusite. É o caso de alterações no sistema imunitário, alergias, alterações anatómicas das fossas nasais ou dos seios paranasais, doenças sistémicas, exposição a agentes poluentes, patologia dentária infeciosa e refluxo gastroesofágico.
A prevenção deste problema passa por ter uma alimentação saudável e equilibrada, manter uma boa higiene oral, evitar a exposição a produtos poluentes e tóxicos, garantir que o ambiente é o mais limpo possível e efetuar a vacinação anual para a gripe.
Este conteúdo foi preparado e validado com a colaboração de:
Especialidade
Otorrinolaringologia
Otorrinolaringologista no Hospital de Santa Maria – Porto
Manter-se informado é fundamental. Aceda aos conteúdos clínicos que preparámos para esclarecer as suas dúvidas.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.