A síndrome pré-menstrual, ou tensão pré-menstrual (TPM), consiste num conjunto de sinais e sintomas que se manifestam de forma cíclica alguns dias antes do período menstrual. A TPM inclui alterações de humor e do sono, tensão mamária e aumento do apetite.
A que sintomas devemos estar atentos?
A sintomatologia da TPM é muito variável de mulher para mulher. Os sintomas mais frequentes englobam alterações emocionais tais como ideias depressivas, irritabilidade, ataques de choro, ansiedade, insónias e alterações bruscas de humor. Sob o ponto de vista físico, destacam-se tensão mamária, aumento de peso, dores de cabeça, alterações do trânsito gastrointestinal e dor abdominal. Pode verificar-se ainda acne, dores lombares ou musculares e náuseas.
A magnitude da sintomatologia varia muito, de ligeira a incompatível com a realização das rotinas diárias da mulher. Existe também alguma flutuação de mês para mês na mesma mulher.
Como se trata a síndrome pré-menstrual?
O tratamento da síndrome pré-menstrual é sintomático. Para muitas mulheres, alterações no estilo de vida serão suficientes para tratar a TPM. Exercício físico regular, hábitos alimentares corretos e ritmo de sono regular são fundamentais para minimizar os sinais e sintomas da TPM.
No caso de sintomatologia severa, o médico assistente pode propor medicação específica, nomeadamente anti-inflamatórios, ansiolíticos e antidepressivos.
As terapêuticas não farmacológicas também podem ter o seu lugar no tratamento da TPM. Algumas mulheres referem melhoria significativa das suas queixas com acupuntura e ioga.
Ginecologia-Obstetrícia
A ginecologia-obstetrícia é uma especialidade médico-cirúrgica que engloba duas importantes áreas da saúde da mulher. A ginecologia está centrada na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças benignas e malignas do aparelho reprodutor feminino. Já a obstetrícia garante o acompanhamento da mulher durante a gravidez, tendo como objetivo um parto bem-sucedido.
Quais as causas e como se previne a síndrome pré-menstrual?
O ciclo menstrual é controlado pelas hormonas femininas, também responsáveis pela síndrome pré-menstrual. Qualquer mulher em idade fértil pode experienciar síndrome pré-menstrual, pelo que não existe uma fórmula ideal para prevenir ou evitar este problema. Contudo, ter alguns cuidados com a alimentação, praticar exercício físico regularmente e garantir um sono de qualidade são medidas que podem aliviar os sintomas.
Este conteúdo foi preparado e validado com a colaboração de:
Especialidade
Ginecologia-Obstetrícia
Assistente Hospitalar Graduada de Ginecologia-Obstetrícia no Hospital da Luz
Manter-se informado é fundamental. Aceda aos conteúdos clínicos que preparámos para esclarecer as suas dúvidas.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.