Esta é a designação mais comum, mas este problema tem o nome de litíase da vesícula, litíase biliar ou cálculos biliares. Os cálculos biliares formam-se pelo endurecimento de depósitos de bílis na vesicula.
A que sintomas devemos estar atentos?
A maioria das pessoas não apresenta qualquer queixa. No entanto, se um dos cálculos encravar no canal de drenagem da bílis, pode dar origem a dor de início súbito e intensidade crescente na região superior do abdómen, tipicamente o que se designa de cólicas. Pode associar-se, raramente, a dor no ombro direito.
Como se tratam as pedras da vesícula biliar?
A cirurgia para retirar a vesícula (colecistectomia) é aconselhada em caso de litíase biliar sintomática. Pode ser feita por via clássica (com um corte na parede abdominal) ou por laparoscopia (na qual os instrumentos entram no abdómen por pequenos orifícios).
Gastrenterologia
A gastrenterologia é a especialidade médica que se ocupa do estudo, diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças do aparelho digestivo que incluem o esófago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, fígado, vias biliares e pâncreas.
Quais as causas e como se previne as pedras da vesícula biliar?
Pensa-se que os cálculos se formam quando existe um desequilíbrio nos componentes da bílis, sobretudo quando esta contém demasiado colesterol ou demasiados pigmentos biliares.
Outra das causas para a formação dos cálculos é o mau funcionamento da vesícula biliar, com um esvaziamento lento ou incompleto durante a digestão.
Os cálculos podem ter o tamanho de grainhas de uvas ou atingir a dimensão de bolas de golfe. Podem ser únicos ou múltiplos.
A prevenção de formação de cálculos passa pela correção dos fatores de risco, como obesidade, dieta com excesso de gorduras animais e poucos vegetais e fruta, falta de exercício físico, perda rápida de peso, longos períodos de jejum, uso de hormonas e contracetivos.
Este conteúdo foi preparado e validado com a colaboração de:
Especialidade
Gastrenterologia
Gastrenterologista no Hospital Lusíadas Lisboa
Manter-se informado é fundamental. Aceda aos conteúdos clínicos que preparámos para esclarecer as suas dúvidas.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.