A insuficiência cardíaca ocorre quando o coração é incapaz de bombear o sangue na quantidade necessária para o corpo e/ou de relaxar de forma adequada para receber novamente o sangue.
A que sintomas devemos estar atentos?
Os sintomas típicos da insuficiência cardíaca são fadiga, fraqueza generalizada, falta de ar, inchaço, sobretudo nos pés e pernas, mas pode atingir outras partes do corpo, tosse, farfalheira, apetite diminuído, taquicardia e intolerância ao exercício físico.
Como se trata a insuficiência cardíaca?
O tratamento passa por realizar adequadamente a medicação prescrita pelo médico, adotar um estilo de vida saudável, com controlo dos fatores de risco e, em alguns casos mais graves, pode ser necessário colocar um dispositivo cardíaco, semelhante ao pacemaker.
Nem todas as condições que levam à insuficiência cardíaca conseguem ser revertidas, mas os tratamentos podem melhorar os sintomas e ajudar a viver mais tempo. As mudanças no estilo de vida – como fazer exercício físico, reduzir o consumo de sal, controlar o stress e o peso – ajudam a melhorar a qualidade de vida.
Cardiologia
A cardiologia é a especialidade médica que se ocupa das doenças que atingem o coração e o sistema cardiovascular. O cardiologista é o médico especialista desta área.
Quais as causas e como se previne a insuficiência cardíaca?
Na maioria dos casos, a insuficiência cardíaca resulta do enfraquecimento do músculo cardíaco, o miocárdio. A doença arterial coronária, sobretudo o enfarte agudo do miocárdio, as doenças das válvulas do coração, as arritmias cardíacas, a hipertensão arterial, a diabetes, entre outras, podem levar à insuficiência cardíaca.
Algumas das medidas de prevenção passam por ter um estilo de vida saudável, praticar exercício físico regular, manter uma dieta equilibrada, não fumar e evitar bebidas alcoólicas.
Adicionalmente, se já existe colesterol elevado, hipertensão arterial ou diabetes, o doente deve ser acompanhado por um médico e cumprir rigorosamente a medicação.
Este conteúdo foi preparado e validado com a colaboração de:
Especialidade
Cardiologia
Cardiologista no Hospital da Luz
Manter-se informado é fundamental. Aceda aos conteúdos clínicos que preparámos para esclarecer as suas dúvidas.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.