O hipotiroidismo acontece quando a tiroide deixa de conseguir produzir hormonas tiroideias, ou fá-lo de forma insuficiente. Tem como consequência alterações na regulação do metabolismo e da utilização da energia pelo organismo.
A que sintomas devemos estar atentos?
A manifestação clínica é gradual e inespecífica pelo que o diagnóstico é muitas vezes tardio. Os sintomas são variados e incluem, entre outros, fadiga, pele seca e pálida, queda ou cabelo quebradiço, aumento de peso, maior sensibilidade ao frio, obstipação, inchaço facial, rouquidão, fraqueza muscular, períodos menstruais anormais (mais frequentes e abundantes), tendência para a depressão.
Como se trata o hipotiroidismo?
Sendo o hipotiroidismo uma doença crónica, o seu tratamento é para a vida. Consiste na reposição hormonal com levotiroxina, que deve ser tomada diariamente em jejum. A dose é adaptada à idade, peso e patologias associadas de cada doente e, por isso, deve ser ajustada pelo médico.
Endocrinologia
A endocrinologia dedica-se ao diagnóstico e tratamento das perturbações do funcionamento do sistema endócrino. Esta especialidade aborda diversas patologias como as doenças da tiróide, a diabetes e a obesidade.
Quais as causas e como se previne o hipotiroidismo?
As causas para o hipotiroidismo são diversas: resposta exagerada ao tratamento do hipertiroidismo, cirurgia tiroideia, radioterapia, doenças autoimunes (como doença de Hashimoto ou tiroidite de Hashimoto) e certos medicamentos. O hipotiroidismo pode ser provocado por outras condições menos frequentes, como doença congénita, doenças da hipófise, gravidez, défice de iodo.
Não há forma de prevenção do hipotiroidismo, mas as pessoas com maior risco de ter a doença (como as grávidas) devem consultar o médico sobre a necessidade de suplementos iodados.
Este conteúdo foi preparado e validado com a colaboração de:
Especialidade
Endocrinologia
Endocrinologista e coordenadora da Unidade de Endocrinologia no Hospital Lusíadas Lisboa
Manter-se informado é fundamental. Aceda aos conteúdos clínicos que preparámos para esclarecer as suas dúvidas.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.