A gripe comum ou sazonal é uma infeção respiratória aguda provocada pelo vírus influenza. Trata-se de uma doença contagiosa, cuja maior atividade se observa no inverno.
A que sintomas devemos estar atentos?
Os sintomas da gripe podem variar de leves a graves e incluem arrepios, sensação de frio, tosse, dor de cabeça, febre, dores musculares, dores de garganta, congestão e corrimento nasal.
Como se trata a gripe comum?
O principal tratamento para a gripe consiste em repousar, beber grandes quantidades de líquidos e evitar esforços. As atividades habituais podem ser retomadas 24 a 48 horas após a normalização da temperatura corporal, embora sejam quase sempre necessários vários dias para a recuperação. A febre e as dores podem ser tratadas com paracetamol ou anti-inflamatórios, como a aspirina e o ibuprofeno.
Infeciologia
A infeciologia é a especialidade médica que se dedica ao estudo, prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças causadas por microrganismos como vírus, bactérias, fungos ou parasitas.
Quais as causas e como se previne a gripe comum?
A gripe é causada por um vírus transmitido por inalação de gotículas provenientes da tosse ou dos espirros de uma pessoa infetada ou pelo contacto direto com as secreções nasais da pessoa infetada.
A vacinação anual contra a gripe é a melhor forma de preveni-la.
Este conteúdo foi preparado e validado com a colaboração de:
Especialidade
Infeciologia
Infeciologista e coordenador da Unidade de Doenças Infeciosas no Hospital Lusíadas Lisboa
Manter-se informado é fundamental. Aceda aos conteúdos clínicos que preparámos para esclarecer as suas dúvidas.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.