A gastroenterite é a inflamação do revestimento do estômago e dos intestinos grosso e delgado. A doença pode ser transmitida de uma pessoa para outra ou ser contraída através da ingestão de alimentos ou água contaminados.
A que sintomas devemos estar atentos?
De uma forma geral, os sintomas da gastroenterite duram apenas alguns dias. No entanto, podem prolongar-se até uma semana.
Os sinais mais habituais da doença são diarreia, dor abdominal, náuseas, vómitos e cólicas. Em alguns casos pode existir febre e cefaleias. Em episódios mais graves, os vómitos e a diarreia podem provocar desidratação.
Como se trata a gastroenterite?
Na maior parte dos casos, o tratamento dos sintomas é suficiente. Nesse caso, o doente deve reforçar a hidratação, recorrer a antidiarreicos (se indicação médica), utilizar medicação antipirética e analgésica para controlar a febre e as cefaleias. Pode ainda fazer reconstituição da flora intestinal com probióticos.
No entanto, alguns casos exigem medicação adicional. O médico pode prescrever antibiótico, caso a gastroenterite seja bacteriana, e antieméticos, para controlar os vómitos.
Gastrenterologia
A gastrenterologia é a especialidade médica que se ocupa do estudo, diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças do aparelho digestivo que incluem o esófago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, fígado, vias biliares e pâncreas.
Quais as causas e como se previne a gastroenterite?
As gastroenterites podem ser causadas por vírus, bactérias ou parasitas. Ainda assim, a maioria dos casos é provocada pela ingestão de alimentos ou água contaminados por bactérias, como Salmonella ou E. coli, ou vírus, como Rotavirus ou Adenovirus.
Para prevenir a doença é importante ter especial atenção à higiene das mãos antes de tocar na face, particularmente quando em contacto com animais ou superfícies comuns. É também limportante lavar bem qualquer alimento antes de o consumir e garantir a ingestão de água potável e o mais limpa possível.
Este conteúdo foi preparado e validado com a colaboração de:
Especialidade
Gastrenterologia
Gastrenterologista no Hospital Lusíadas Lisboa
Fontes
Manter-se informado é fundamental. Aceda aos conteúdos clínicos que preparámos para esclarecer as suas dúvidas.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.