A doença degenerativa do disco da coluna lombar e sacro (osso na base da coluna vertebral) resulta do desgaste de um disco vertebral. Consiste numa dor crónica geralmente suportável, mas que pode ter episódios intermitentes de dor mais intensa.
A que sintomas devemos estar atentos?
A doença degenerativa do disco da coluna lombar e sacro tem como principal sintoma uma dor ligeira, contínua e tolerável, na zona do fundo das costas. Contudo, esta dor pode tornar-se mais intensa e estender-se a outras zonas dos membros inferiores, como as coxas e as virilhas. Adicionalmente, pode haver sensibilidade local na zona lombar e sensação de fraqueza, assim como dormência nas pernas.
Como se trata a doença degenerativa do disco da coluna lombar?
O tratamento da doença degenerativa do disco da coluna lombar e sacro passa por controlar a dor, estabilizar a coluna e procurar melhorar a mobilidade do doente. De uma forma geral, este problema é tratado com recurso a analgésicos, fisioterapia e outras técnicas de gestão e minimização da dor, como massagens. Também pode ajudar a aplicação de gelo e calor no local da dor.
Ortopedia
A ortopedia é a especialidade médica e cirúrgica que trata as doenças do aparelho músculo-esquelético (com exceção da cabeça e grelha costal), nomeadamente lesões ósseas, ligamentares, dos tendões, dos músculos e dos nervos periféricos. O ortopedista deve ser consultado em caso de quadro arrastado de dor que não cede aos tratamentos, história de trauma violento, dormência das extremidades, febre e arrepios.
Quais as causas e como se previne esta doença?
Geralmente, a doença degenerativa do disco da coluna lombar e sacro é causada por tensão nos músculos que sustentam a coluna e inflamação em torno do disco ou articulações envolventes. A degeneração ocorre devido ao desgaste do disco, que pode surgir devido a lesões, estilo de vida sedentário e pouco saudável, obesidade, tabagismo e outros distúrbios musculosqueléticos ou predisposição genética. A prevenção passa por ter uma postura correta, praticar exercício físico para melhorar a estabilização da coluna, sem excessos, ter uma alimentação saudável e não fumar.
Este conteúdo foi preparado e validado com a colaboração de:
Especialidade
Ortopedia
Ortopedista no Hospital da Luz
Manter-se informado é fundamental. Aceda aos conteúdos clínicos que preparámos para esclarecer as suas dúvidas.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.