A cólica renal é a dor causada por um cálculo (também conhecido por pedra) no aparelho urinário, provocando a obstrução à passagem da urina. A maioria dos cálculos resulta da junção de sais minerais e outras substâncias, originando uma massa dura.
A que sintomas devemos estar atentos?
Os sintomas variam consoante a dimensão e a localização do cálculo. Os mais pequenos podem ser eliminados na urina de forma assintomática ou com um desconforto ligeiro. As pedras maiores geralmente causam dor lombar intensa do lado em que ocorre a obstrução. Outros sintomas podem ser náuseas, vómitos, sangue na urina e febre.
Como se trata a cólica renal?
Em muitos casos, o tratamento expulsivo com analgésicos e anti-inflamatórios é suficiente para eliminar cálculos de pequenas dimensões. Se o cálculo for de grande dimensão, se houver febre ou alterações na função dos rins, é necessária uma intervenção cirúrgica para remoção da pedra.
Urulogia
A urologia é a especialidade que se dedica ao diagnóstico e tratamento médico e cirúrgico das doenças do aparelho urinário e das doenças do aparelho genital masculino.
Quais as causas e como se previne a cólica renal?
O cálculo renal corresponde a um depósito de minerais. De um modo geral, a urina contém substâncias que impedem a formação desses cristais. Quando esses mecanismos não funcionam, os cálculos podem formar-se no aparelho urinário. Porém, as causas para a sua formação nem sempre são conhecidas, mas a influência genética é importante.
A melhor forma de evitar uma cólica renal é prevenir a formação dos cálculos. Para tal, deve fazer-se uma hidratação adequada diariamente, reduzir o consumo de sódio e ter uma dieta rica em fibra, vegetais e fruta.
Este conteúdo foi preparado e validado com a colaboração de:
Especialidade
Urologia
Urologista no Hospital CUF Tejo e no Hospital CUF Sintra
Manter-se informado é fundamental. Aceda aos conteúdos clínicos que preparámos para esclarecer as suas dúvidas.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.