A cistite é uma infeção ou inflamação do trato urinário. Ocorre como resposta do aparelho urinário à invasão da bexiga por bactérias. Quando acontece em mulheres sem doenças de base e sem anomalias estruturais ou funcionais, considera-se uma cistite aguda.
A que sintomas devemos estar atentos?
Entre os sintomas da cistite aguda encontram-se o ardor ao urinar, vontade constante de urinar, dor ou sensação de peso na zona inferior do abdómen e desconforto na zona pélvica. Além destes sinais, deve-se estar atento à urina, que se pode apresentar mais escura, com cheiro, turva e conter a presença de sangue. Caso sinta febre, dores na zona dos rins e náuseas, pode estar perante uma infeção grave.
Como se trata a cistite aguda?
O tratamento da cistite passa pela toma de antibiótico e pelo aumento da ingestão de água. No entanto, a escolha do antibiótico, a dosagem e a duração do tratamento variam em função do tipo de bactéria que provocou a infeção e da gravidade da mesma.
Urologia
A urologia é a especialidade que se dedica ao diagnóstico e tratamento médico e cirúrgico das doenças do aparelho urinário e das doenças do aparelho genital masculino.
Quais as causas e como se previne?
Embora pontualmente a origem resida num fungo, a maioria dos casos de cistite são provocados por bactérias. Este é um problema que atinge especialmente o sexo feminino e a explicação prende-se com o facto de as mulheres terem uma uretra menor e mais próxima do ânus.
A prevenção da doença passa por fazer uma higiene adequada, evitar roupa interior demasiado apertada e de materiais sintéticos, beber água suficiente para urinar cerca de 5 vezes por dia, evitar banhos de imersão, urinar imediatamente após as relações sexuais e, após urinar, limpar a zona de frente para trás, evitando o transporte de bactérias.
Este conteúdo foi preparado e validado com a colaboração de:
Especialidade
Urologia
Urologista no Hospital CUF Tejo e no Hospital CUF Sintra
Manter-se informado é fundamental. Aceda aos conteúdos clínicos que preparámos para esclarecer as suas dúvidas.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.