
A bronquite aguda é a inflamação da traqueia e das principais vias aéreas dos pulmões (os brônquios), provocando o seu estreitamento e dificultando a respiração. A bronquite aguda acontece durante um curto período de tempo.
A que sintomas devemos estar atentos?
O principal sintoma é a tosse (geralmente seca, no início, e posteriormente com muco). A bronquite aguda pode provocar também falta de ar, dor no peito, dores de garganta, corrimento nasal, cefaleias, dores musculares e fadiga.
Como se trata a Bronquite Aguda?
Na maioria dos casos, o tratamento não requer o uso de antibióticos, exceto se se confirmar uma infeção bacteriana. Pode ser útil o recurso a medicamentos que ajudam a dissolver o muco da expetoração. A ingestão de líquidos em abundância, repouso e a utilização do inalador em caso de asma podem também ajudar. Outras recomendações são: não fumar, evitar o fumo passivo e a poluição do ar.
Pneumologia
A pneumologia é a especialidade médica que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças do sistema respiratório.
Quais as causas e como se previne a bronquite aguda?
A bronquite aguda pode ser causada por vírus e bactérias, pelo consumo de tabaco, inalação de pó ou agentes poluentes. Nesse sentido, as medidas de prevenção passam por não fumar, reduzir a exposição à poluição do ar e lavar as mãos com frequência para evitar a disseminação de vírus e outras infeções. É recomendada também a vacina da gripe e a vacina pneumocócica.
Este conteúdo foi preparado e validado com a colaboração de:

Especialidade
Pneumologia
Pneumologista no Pneumomedical – Centro Médico de Função Pulmonar
Manter-se informado é fundamental. Aceda aos conteúdos clínicos que preparámos para esclarecer as suas dúvidas.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.